Estudo associa reganho de peso com produção de hormônio

Mudança no estilo de vida ainda é necessária para sucesso de procedimento
Um estudo divulgado recentemente pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP mostrou que um dos motivos pelos quais pessoas que passaram por cirurgia bariátrica voltam a engordar é a falha na produção de um hormônio chamado GLP-1, responsável por avisar ao cérebro que estamos saciados. Se esse aviso demora a chegar, a pessoa continua comendo.
 De acordo com o cirurgião bariátrico da Clínica LEV, Luís Augusto Mattar, cada caso em específico precisa ser avaliado. “Hoje 20% dos pacientes que operamos voltam a engordar e as causas em sua maioria são comportamentais. Não podemos dizer que queda na produção deste hormônio é o único fator que provoca o reganho de peso. Esta é apenas uma pequena perspectiva para entendemos melhor o processo complexo, no qual vários fatores interferem no reganho de peso após a cirurgia”, explica.

O que já se sabe é que para ficar em paz com a balança a mudança no estilo de vida é necessária. Por isso, é essencial que as pessoas que se submetem a cirurgia bariátrica tenham acompanhamento multidisciplinar com psicólogo, nutricionista e endocrinologista antes e depois do procedimento. “Os pacientes precisam das orientações desses profissionais para entender que a cirurgia não é uma cura. É uma ajuda no processo de emagrecimento e é preciso que eles mudem os hábitos de vida para que dê certo”, afirma a psicóloga, especialista em obesidade da Clínica LEV, Alessandra Mattar.

Ana Luísa Oliveira é um exemplo de que com disciplina e determinação é possível manter o peso após a cirurgia. Operada desde 2013, a jovem eliminou mais de 50 kg. “Eu não tinha princípios. Comer errado era normal. Com a bariátrica eu aprendi novos hábitos e percebi que apesar de clichê, o comer de três em três horas é importante, pois assim evitamos aquela fome absurda no final do dia”, explica.

Plasma de Argônio
Para quem já fez a cirurgia bariátrica, mas voltou a engordar, também existe um procedimento que pode fazer com que o paciente volte a perder peso, que é chamado de plasma de argônio. “Com a cirurgia, a passagem do estômago para o intestino fica com cerca de um centímetro, o que dificulta a passagem dos alimentos e a pessoa terá saciedade prolongada. Com o passar do tempo, essa passagem vai se alargando naturalmente. Os alimentos, então, passam com mais facilidade e a pessoa consegue comer mais em períodos curtos, o que gera um novo ganho de peso. Por meio de endoscopia, nós fazemos o plasma de argônio, que é basicamente cauterizar essa passagem fazendo com que ela fique menor”, explica Luís Augusto.

Sobre a LEV
A Clínica Lev - Centro Avançado de Controle de Peso oferece tratamento completo no combate a obesidade, apostando na abordagem multiprofissional, como alicerce para a mudança de hábitos e sucesso a longo prazo. Trabalha com um novo conceito de tratamento do excesso de peso em todos os seus graus e aspectos, valorizando tanto a saúde física, quanto psíquica do paciente. Reúne uma equipe multidisciplinar altamente especializada em perda de peso e manutenção desta perda, composta por: cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiras trabalhando em total harmonia transformando o acompanhamento integrado em sucesso absoluto, tanto na saúde como na autoestima dos seus pacientes.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas