Vazante não terá Horário Eleitoral Gratuito na TV

Com limite de gasto reduzido e o alto custo da produção das campanhas a divulgação se tornou inviável para as coligações.
O sorteio de ordem de veiculação do Horário Eleitoral Gratuito foi realizado na última sexta-feira (19), em reunião no Cartório Eleitoral de Vazante. Estavam presentes representantes das coligações e as emissoras que transmitem sinal na cidade. O sorteio é válido para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, que será iniciado no dia 26 de agosto.

Serão apenas 10 minutos de programação eleitoral no rádio de segunda-feira à sábado e somente para candidatos à eleição majoritária (Prefeito), sendo, de 07h às 07h10 e de 12h às 12h10. O primeiro dia de programação eleitoral, de acordo com o sorteio, terá coligação “Vazante Unida” e coligação “Renovação e Honestidade”, nesta ordem.

Já os candidatos à proporcional (Vereador) não terão horário reservado para propaganda eleitoral. Entretanto, as coligações farão a veiculação de inserções que serão distribuídas durante a programação das emissoras, conforme o tempo de direito e previsto na lei eleitoral. A divulgação dos programas em rádio irá até o dia 29 de setembro de 2016.

Em Vazante, não haverá horário eleitoral gratuito na TV, já que as coligações entraram em acordo e decidiram dispensar o espaço reservado na emissora local. 

O limite de gastos nas eleições deste ano contribuiu para a decisão de dispensar a propaganda eleitoral na TV. Com limite de gasto reduzido e o alto custo da produção das campanhas a divulgação se tornou inviável para as coligações.

Até a eleição passada, não havia restrições para os gastos de campanha e o valor era uma decisão dos próprios partidos políticos. Esta será a primeira eleição em que as empresas estarão proibidas de fazer doações para os candidatos a prefeito e vereador. As campanhas só poderão contar com o financiamento de pessoas físicas. Além disso, os candidatos terão de obedecer a um limite de gastos.

Conforme já foi divulgado, em Vazante, o limite de gastos para campanha à prefeito nesta eleição será de até R$ 108.039,06. Já os candidatos a vereador poderão desembolsar até R$ 17.995,26 na campanha.



Fonte: Rádio Montanheza

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022