Habitação apresenta resultados parciais dos Trabalhos Técnicos Sociais

Habitação apresenta resultados parciais dos Trabalhos Técnicos Sociais


 
Governo Federal disponibilizou R$ 2,13 milhões para atendimentos e melhorias nos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida do bairro Shopping Park
 
Visando melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Habitação, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, realiza - por meio de Trabalhos Técnicos Sociais (TTS) - o incentivo à organização comunitária e à inclusão social e produtiva dos moradores dos residenciais do bairro Shopping Park. Os trabalhos sociais serão desenvolvidos em nove meses, divididos em nove etapas. Para levar esses atendimentos ao bairro, foram disponibilizados, pelo Governo Federal, R$ 2,13 milhões.

O TTS teve início em novembro e já concretizou a primeira etapa. Nessa fase, foi desenvolvido um trabalho de participação comunitária e desenvolvimento sócio-organizativo através de um mapeamento vocacional dos beneficiários e do perfil produtivo do entorno.
Através desses trabalhos informativos e educativos, os técnicos conhecem o perfil dos moradores, repassando a eles informações sobre organização da população, a gestão comunitária e a educação sanitária, ambiental, patrimonial e financeira, visando à geração de trabalho e renda, à melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas e sua permanência nos imóveis, bem como, garantir a sustentabilidade dos empreendimentos.
A pesquisa vocacional tem como objetivo verificar com os moradores quais as demandas em relação à geração de emprego, renda e capacitação profissional, para que os cursos a serem oferecidos estejam de acordo com a realidade e as necessidades deles e do bairro.
Morador do Shopping Park há mais de um ano, o empreiteiro de obra Oscar Bernardes Júnior diz que o trabalho social está promovendo a união da comunidade. “Eu me interessei pelo projeto desde quando o prefeito Gilmar Machado veio aqui e o apresentou para nós. Os técnicos sociais estão ensinando a nos organizarmos politicamente. Isso torna mais fácil lidar com problemas do bairro”, conta. O empreiteiro, que vive com a esposa e a filha de 10 anos, acredita que o projeto vai contribuir para o progresso do Shopping Park. “Os moradores, além de unidos, estão engajados para se qualificarem e buscarem melhores empregos. Estão também preocupados em contribuir para a continuação do trabalho, para que os nossos filhos possam viver em um ambiente de qualidade”, diz.
Dando segmento à segunda etapa do TTS, a partir desta segunda-feira (13), os técnicos sociais vão direcionar os moradores para a criação da Comissão de Demandas ao Poder Público (CDPP), visando discutir os principais problemas do bairro.
Para o secretário de Habitação, Delfino Rodrigues, “esse trabalho abre portas para o empreendedorismo, para o aumento de renda e o desenvolvimento social das famílias”.
Pesquisa Vocacional
A primeira parte da pesquisa vocacional foi realizada por meio de visitas domiciliares e aplicação de questionário. Entre os dias 10 de dezembro de 2013 e 08 de janeiro deste ano, foram feitas 2.542 visitas, o que representa 70% do total das 3.632 famílias que serão atendidas. Na segunda etapa da pesquisa, os técnicos realizarão o mapeamento dos estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços do bairro, com a identificação das potencialidades a serem incentivadas. A proposta é promover desenvolvimento econômico do bairro, por meio da formalização, do aperfeiçoamento da gestão, da melhoria da qualidade e da geração de trabalho e renda.
 A terceira e última parte do projeto identificará a população mais jovem, de 14 a 24 anos, e verificará o seu perfil educacional e profissional. Esse público representa a maior parcela dos desempregados.
Para fomentar a participação dos jovens, no dia 18 de janeiro, a partir das 16h, serão realizadas, na Escola Estadual Shopping Park, oficinas de grafite, teatro, dança de rua, futebol e skate. A intenção é mobilizar esse segmento da população para conhecer a sua realidade e suas principais demandas. 
Com o resultado da pesquisa vocacional, serão traçadas as diretrizes para a oferta de atividades ligadas ao empreendedorismo e à qualificação profissional, com encaminhamentos para cursos, estágios e emprego.
 
Equipes
 
O trabalho é desenvolvido por três equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, economistas, geógrafos e monitores sociais. Esses profissionais são responsáveis por promover o acesso dos moradores às informações relativas à operação e ao projeto técnico do empreendimento, favorecendo a busca contínua de melhoria das condições de habitabilidade.
 
Ferramentas para o desenvolvimento do Trabalho Social
 
Cadastro das famílias: conhecer o universo das famílias, seu perfil socioeconômico e suas necessidades
Mapeamento de recursos e serviços: conhecer os recursos sociais existentes e as futuras possibilidades de parcerias
Visitas: conhecer a área, a população local, o recurso e as forças sociais, mas também sensibilizar e mobilizar a população e os recursos sociais
Reunião e assembleias com moradores: garantir a socialização das informações sobre o andamento das obras, discutir os problemas e as dificuldades enfrentadas, as alternativas de solução, bem como as formas de participação e organização
Cursos e oficinas: capacitação e formação
Plantão social: espaço de acolhimento, escuta, informação e orientação da população
Parcerias: Interlocução com órgãos e entidades afins para viabilizar atendimento das necessidades da população.
 
Plantão Social
 
No período de 28 de novembro a 28 de dezembro, foram realizados 535 atendimentos nos plantões sociais do TTS do bairro Shopping Park. Por enquanto, as principais demandas apresentadas pela população estão relacionadas à instalação dos pisos, às certificações elétricas e aos cursos profissionalizantes.
As demandas apresentadas aos técnicos sociais são mapeadas e encaminhadas às instituições responsáveis: construtoras, Caixa Econômica Federal ou Prefeitura Municipal.
Em relação à principal demanda apresentada, ou seja, a instalação dos pisos, os técnicos sociais orientam as famílias a respeito dos procedimentos a serem utilizados pela construtora responsável e informam o cronograma de execução previsto para cada rua. Em relação à certificação elétrica, o serviço não tem custo para as famílias e será executado pela construtora de cada residencial.
Referente às questões sobre eventuais problemas construtivos nos imóveis, os técnicos sociais informam o 0800 721 6268 e pedem aos moradores para que formalizem a reclamação. Nos casos em que a reclamação já foi comunicada pelo 0800, os técnicos encaminham relatório à CEF que, por sua vez, notifica as construtoras para avaliação do imóvel. Quanto às demandas que competem ao Poder Público Municipal, foi realizado um Estudo de Demandas, que uma vez apresentado ao Ministério das Cidades, permitiu a liberação de recursos para construção de mais duas escolas e uma unidade de saúde.
 
Locais de Atendimento
 
As famílias dos residenciais Jacarandás I e II, Xingu e Tapajós estão sendo atendidas no escritório da avenida José Abdulmassih, 620.
O atendimento dos residenciais Vitória Brasil, Sucesso Brasil, Villa Nueva e Villa Real são realizados na avenida Ministro Homero Santos, 576 (Villa Nueva).
Os escritórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h.
 
 

Recurso destinado para cada residencial

Residencial
Valor
Quantidade de famílias
Jacarandás I
R$ 296.321,40
500
Jacarandás II
R$ 295.136,11
498
Xingu
R$ 291.892,92
493
Tapajós
R$ 296.000.01
500
Vitória Brasil
R$ 296.942,37
500
Sucesso Brasil
R$ 80.370,00
141
Villa Real
R$ 285.000,00
500
Villa Nueva
R$ 296.947,00
500


Paula Maia
Habitação
09/01/2014

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