Curso foca no manejo de pragas e doenças nos cafezais


Trabalhadores da Fazenda Nossa Senhora da Abadia, do Grupo Ruiz Coffees Brazil, em Urucuia, no noroeste do estado, fizeram o curso de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP&D), do Sistema FAEMG, com foco no cultivo de café. O treinamento teve a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

A capacitação, ministrada pela instrutora Inêz Pereira da Silva, abordou os conceitos e estratégias que compõem o MIP&D: habilidades que o monitor das pragas deve desenvolver, segurança na execução da atividade, diagnóstico das áreas, tomada de decisões e métodos de controle. “O objetivo do MIP&D é garantir ao produtor uma atividade sustentável, evitando prejuízo econômico. O monitoramento das pragas e doenças é uma etapa muito importante no planejamento de uma propriedade, pois evita gastos desnecessários com mão de obra, maquinário e uso indiscriminado de defensivos agrícolas”.


O gerente da fazenda, Jefferson Castro Novais, é quem buscou a capacitação para a equipe. “Para um trabalho eficiente, é importante que todos os envolvidos no processo sejam capacitados. Nossos colaboradores aprenderam a identificar pragas e doenças, como controlar e a pulverizar de forma correta. Se depender de nós, a parceria com o Sistema FAEMG e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Urucuia vai permanecer por muitos anos”.

"Foi a primeira vez que promovemos o curso de MIP&D no município, e os colaboradores da fazenda agradeceram muito pelo aprendizado. Esperamos que outros produtores e empresas também nos procurem para essas capacitações, que têm feito a diferença no município”, afirmou o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Urucuia, Antônio Passos de Almeida.

Élcio Fonseca 

Jornalista / Assessoria de Comunicação

Tel: (34) 99968-7969

elciofonsecaascom@gmail.com

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022