Romeu Zema participa de abertura da Feira de Móveis de Minas Gerais em Ubá, na Zona da Mata

Governador também se reuniu com empresários e entregou placa que confere à cidade título de “Capital Estadual da Indústria Moveleira”

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (20/1), da abertura da 14ª edição da Feira de Móveis de Minas Gerais (Femur), em Ubá, na Zona da Mata, e entregou ao município a placa que confere o título de “Capital Estadual da Indústria Moveleira”. Durante a agenda, que representa o primeiro “Giro pelo Estado" de 2020, Zema também se reuniu com empresários da região para discutir as demandas e necessidades dos diferentes setores produtivos e fez uma visita à fábrica Itatiaia.


A Femur, realizada pelo Sindicato Intermunicipal da Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), reúne 83 expositores, com lançamentos e tendências do mercado de móveis do país. Na edição passada do evento, em 2018, a feira gerou cerca de R$ 300 milhões em negócios, evidenciando a produção do polo moveleiro de Ubá, que agrupa outros sete municípios: Guidoval, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Visconde do Rio Branco.


Romeu Zema destacou a importância de conceder a nomeação de “Capital Estadual da Indústria Moveleira” à cidade de Ubá, reconhecendo a importância da produção local no mercado brasileiro e atraindo mais investimentos para a região.

“Eu diria que aquilo que nós fizemos foi simplesmente declarar o que já existia. Fico muito satisfeito de ter acontecido no meu governo e esse título vem reforçar a importância desta atividade que gera tantos empregos em Minas, principalmente aqui na região de Ubá. Enxergamos um potencial enorme e queremos que Minas ganhe mais mercado no Brasil. O estado pode ser mais competitivo, e é o que o nosso governo está fazendo, visando também a aumentar a exportação”, afirmou.

O governador também frisou que uma das principais ações da gestão é a simplificação tributária, que fomentará investimentos no Estado.

“Nós temos simplificado a legislação no sentido de reduzir o trabalho que os empreendedores têm. Temos reduzido a complexidade, a prestação de contas, muitos documentos deixaram de existir. Estamos agilizando as licenças ambientais, porque tudo isso impedia que o empreendedor tivesse acesso a linhas de crédito e pudesse expandir sua indústria. O nosso governo está junto com o setor privado, com quem investe e gera empregos”, disse.

Valorização

O presidente do Intersid, Áureo Calçado Barbosa, enalteceu o apoio do governador ao empresariado local.

“É a primeira vez que recebemos um governador na Femur, um momento histórico que marcará pra sempre. Como prometeu em campanha, Romeu Zema mostrou que é possível corrigir erros acumulados ao longo de décadas e mudar o rumo das coisas, por mais obscuras que elas tenham sido deixadas no passado”, afirmou.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, se disse esperançoso de que o setor moveleiro ajudará o Brasil a retomar o desenvolvimento econômico. Ele também reconheceu o esforço da atual gestão para regularizar os repasses aos municípios e ajudar na recuperação da economia local.

“O Brasil precisa de pessoas que acreditem mais e o empresário de Ubá acredita. Os municípios passam por dificuldades por causa da retenção de recursos, e tínhamos dúvidas sobre como o governador se portaria após a posse. A partir do segundo mês de 2019 os repasses voltaram ao normal e o governo se dispôs a fazer um acordo para regularizar repasses, inclusive da gestão anterior. Temos absoluta certeza de que o acordo continuará sendo cumprido. A convicção de que ele quer resolver é o que nos anima a continuar trabalhando e cuidando das cidades”, explicou.

O projeto que torna Ubá “Capital Estadual da Indústria Moveleira” é fruto da Lei estadual 23.549/2020, sancionada pelo governador Romeu Zema. A proposta foi apresentada pelo deputado Coronel Henrique (PSL), que também estava presente na cerimônia. 
“É o primeiro passo de várias estratégias que estamos conversando em conjunto com o setor produtivo de Ubá. A cidade ganha ainda mais protagonismo e a demonstração inequívoca disso é a presença do chefe do Executivo aqui no município. Aqueles que geram emprego e renda estão sendo reconhecidos pelo governo federal e pelo estadual”, disse o deputado.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio; o deputado federal Charles Evangelista; a deputada estadual Delegada Sheila; o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; entre outras autoridades.

Apae

Romeu Zema também visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ubá, que atende mais de 500 pessoas de 20 municípios da região. O governador assistiu a uma apresentação do coral de crianças e adolescentes atendidos pela instituição, conheceu as instalações e doou parte do seu salário para a associação, conforme vem fazendo nos últimos meses.

Fotos: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Galeria de imagens: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/romeu-zema-participa-de-abertura-da-feira-de-moveis-de-minas-gerais-em-uba-na-zona-da-mata

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva