Resultados físicos rápidos e sem orientação podem causar lesões

A prática de esportes deveria ser um hábito de todas as pessoas. Além de oferecer uma boa saúde, o esporte pode deixar o corpo bem cuidado e definido de acordo com o gosto do atleta. Mas, vale lembrar que não é recomendado iniciar sem a orientação de um profissional, pois, se isso for feito pode causar danos e provocar lesões.


Uma prática bastante popular hoje em dia é o CrossFit, uma modalidade desportiva que requer muito trabalho funcional muscular e articular de alta intensidade. Mas se fala também, é que essa modalidade está frequentemente associada a lesões recorrentes.

Como qualquer outro esporte que exige movimentos e boa técnica, as pessoas podem se machucar sim. “O mau aquecimento, ou a má execução de qualquer movimento pode resultar em lesões graves”, afirma o ortopedista Leandro Gomide, especialista do Hospital Orthomed Center em Uberlândia.

O especialista explica que o problema da lesão não é relacionado ao esporte, e sim, a maneira que o pratica. “Muitos iniciantes querem melhorar os resultados físicos e performances de forma muito rápida. Mas é aí que entra o cuidado e precaução antes de qualquer atividade”, ressalta Leandro. Ele ainda lembra que, para praticar esse esporte é fundamental que o atleta escolha um lugar sempre certificado, pois, o aluno deve ser acompanhado previamente por um coach para a realização do esporte.

Um box certificado e afiliado a marca CrossFit é capacitado para aplicar as devidas orientações de como realizar movimentos, com a mínima probabilidade de se lesionar. “Devemos respeitar e conhecer os limites do nosso corpo. Levantar uma carga sem preparação física pode ser motivo para provocar lesões”, destaca o ortopedista.

A aplicação de carga extrema sobre uma articulação em respectivas estruturas musculares pode ocasionar em traumas que podem ser localizados nos ombros, lombar e joelhos. É importante que o treino seja adaptado para cada atleta de acordo com a sua aptidão física. “A chance de ocorrer uma lesão em atletas que não possuem postura, amplitudes de movimentos e ou flexibilidade é muito maior e comum”, finaliza Leandro.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas