Presidente do Sistema FIEMG visita a Regional Alto Paranaíba


O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, esteve na terça-feira, em Patos de Minas, em visita à FIEMG Regional Alto Paranaíba. O objetivo da visita foi reunir-se com os presidentes dos Sindicatos Filiados ao Sistema: Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário), Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico).

 De acordo com Olavo Machado, os presidentes de sindicatos puderam mostrar como cada setor está superando a crise. Os presidentes deram de sugestões do que pode ser feito no SESI e no SENAI, em especial, sobre a importância da Escola Móvel, que já percorreu a maioria dos municípios da área de abrangência da Regional Alto Paranaíba.

“São três segmentos muito importantes. O setor do Vestuário está presente em todas as regiões do Brasil. Representa mais de 18% dos empregos da indústria de Minas Gerais e, também, um grande número de pequenas empresas, segmento em que se pode dar um apoio muito grande. Na construção civil, o Governo Federal sinaliza a continuidade do Minha Casa - Minha Vida e, com isso, vem a expectativa de se fazer mais residências e criar oportunidade para quem é do setor e da cadeia produtiva. Já o Metalmecânico em Patos, tem uma atuação forte com o setor da agricultura e o sindicato oferece um suporte muito grande para as indústrias”, comentou.

O presidente observou ainda que foram feitas reivindicações quanto ao apoio que o SENAI pode dar para que essas indústrias melhorem a produtividade, a rentabilidade e os negócios como todo. “Foi uma reunião muito produtiva e - o mais importante - estão todos muito unidos e vejo que a FIEMG Regional tem o reconhecimento dos empresários pelo trabalho desenvolvido”, analisou.

O presidente da Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, destacou que a vinda de Olavo Machado a Patos de Minas, foi a oportunidade de apresentar os trabalhos da Regional pelo desenvolvimento setorial, junto aos Sindicatos e às cadeias produtivas relevantes. “Apresentamos um projeto que é o diferencial da Regional, por conter projetos estratégicos para as três diferentes regiões que compõem a área de abrangência e para setores produtivos não assistidos pelos sindicatos. Foi importante, também, porque os presidentes dos Sindicatos Filiados puderam conversar sobre as necessidades com o presidente Olavo. Percebe-se a evolução e alinhamento de todos com os propósitos maiores da FIEMG, de ser essencial à indústria da região”, complementou.

Olavo Machado esteve em Patos de Minas acompanhado pelos superintendentes do Sesi, Lúcio Sampaio; do Senai, Cláudio Marcassa; da ARS (Assessoria de Relações Sindicais), Maria Rita Suely Passos Santana e pela assessora da Presidência, Ângela Flores.

DEPOIMENTOS

“É sempre muito bom receber o presidente da FIEMG, Olavo Machado. Em seu mandato, fez grandes transformações no Sistema e veio, a Patos de Minas, trazendo novidades, propostas e reafirmando o compromisso de fazer em Minas Gerais, um modelo de indústria. Somos parte deste processo. Ele veio ouvir as nossas propostas e solicitações, e trazer suas ideias. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossos anseios de forma franca e traçar objetivos comuns. Algumas mudanças que nós solicitamos junto ao SESI e SENAI. Ele comprometeu-se em atender as solicitações, sempre visando à melhoria da indústria. Percebemos que a  FIEMG vai focar e fortalecer a inovação e isso é muito importante para que a gente possa se desenvolver e se destacar no cenário.” – Lisandro de Queiroz Bicalho, presidente do Sindimetal.

“A presença do presidente da FIEMG foi excelente. Foi a oportunidade de esclarecer sobre a atuação do Sistema. Foi o momento também para cada presidente dos três sindicatos filiados de apresentarem os desafios que têm enfrentado nos seus segmentos, diante do atual cenário econômico e político. Diante dos posicionamentos, ficou bem claro que ele está disposto a nos ajudar. Foi uma reunião de alinhamento e entendimento” – Teresinha Martins, presidente do Sindivest.

“A vinda do Olavo Machado foi muito positiva, principalmente, porque pudemos conhecer melhor sobre a atuação do Sistema FIEMG, em prol das indústrias. Pudemos mostrar os anseios dos nossos segmentos, numa realidade diferente do que é vivenciada pelas indústrias instaladas na Região Metropolitana. Foi muito bom também, que ele estivesse acompanhado dos superintendentes do SESI, do SENAI e da ARS (Assessoria de Relações Sindicais) porque pudemos obter o compromisso direto de todos na busca pelas soluções às demandas apresentadas.“ – José Carlos Borges dos Reis, presidente do Sinduscon



Mariângela Nogueira I Analista de Comunicação
FIEMG Regional Alto Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.: +55 34 3821-1884


Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado