Prefeitura instrui produtores sobre manejo de pomares

Iniciativa faz parte do projeto Fruticultura Uberlândia que doou mais de 43 mil mudas frutíferas a 108 produtores
Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
 A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD), segue com seu constante apoio aos produtores rurais do município. Como incentivo à produção comercial, o projeto Fruticultura Uberlândia tem incentivado o cultivo de pomares desde o ano passado, quando a gestão municipal realizou, mediante edital, a doação de cerca de 43 mil mudas frutíferas a 108 produtores.

Durante o período pandêmico em que o mundo se encontra, a Secretaria segue realizando visitas técnicas nos pomares para que os produtores consigam trabalhar com uma mão de obra menor e maximizar a colheita, prevista para o próximo semestre. As orientações técnicas consistem em manejo dos pomares, poda, condução do pomar controle de pragas, fertilização e estão sendo realizadas respeitando orientações de segurança como distância de ao menos 2 metros, uso de máscara e álcool 70%.



A partir de junho, será iniciada a colheita de mamão e banana de parte das áreas plantadas, além de diversas outras variedades até o final de 2020. A projeção é que, até 2022, mais de 2,2 milhões de quilos de frutos sejam colhidos somente nas áreas implantadas no Projeto Fruticultura Uberlândia, gerando uma receita somada de quase R$ 6 milhões de reais aos beneficiados, fortalecendo a renda das famílias e a economia do município.

Capacitação e apoio técnico

Desde o início do projeto, todos os produtores receberam capacitações para o preparo de solo, plantio e manejo inicial das mudas, em um total de 240 horas de treinamento, além de 352 visitas e outros 370 atendimentos, o que totalizou aproximadamente 2000 horas de assistência técnica até o mês de abril.
Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Certificação orgânica

Uma das vertentes do projeto é a produção de frutas em sistemas agroflorestais e orgânicos. Para isso, os produtores foram incentivados a criar sistemas produtivos em áreas subutilizadas ou degradadas, sem a utilização de insumos sintéticos e racionalizando a demanda por recursos hídricos. A partir daí, cerca de 1/3 dos produtores do projeto já buscam ou conquistaram a certificação orgânica para seus produtos.

Projeto Fruticultura Uberlândia

O Projeto Fruticultura Uberlândia teve início em 2019 com o objetivo de estimular a produção, o consumo e agregar valor aos frutos produzidos no município de Uberlândia, priorizando sistemas de produção sustentáveis. O trabalho iniciou com a seleção de 108 produtores em julho de 2019, para o recebimento de 43.056 mudas de 12 variedades de mudas frutíferas (Abacate, Banana Prata-Anã, Coco Anão, Goiaba Vermelha Gigante, Laranja Pera-Rio, Limão Taiti, Mamão Formosa, Mamão Papaya, Manga Palmer, Manga Tommy, Maracujá e Mexerica Ponkan), além de duas variedades para composição de sistemas agroflorestais (Eucalipto grandis e Café Arábica), doadas pelo município. 



Escoamento dos produtos


Para permitir escoamento eficiente dos frutos, a equipe técnica da Prefeitura orienta e conduz estratégias de escalonamento de produção, vendas por meio das cooperativas do município, vendas institucionais, certificação orgânica e beneficiamento em agroindústrias de pequeno porte.

O primeiro passo para exportação dos produtos do Projeto Fruticultura Uberlândia já foi realizado, por meio da apresentação do projeto na sede da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) em Brasília. Nessa reunião, foi verificada a viabilidade e interesse de exportação dos produtos em questão para mercados da Europa e Oriente Médio.

 O próximo processo a ser realizado com os agricultores é a rastreabilidade de todos os produtos do projeto. Assim, é possível que o consumidor tenha acesso a dados sobre a área de produção, data da colheita e insumos utilizados. Segundo a SMAAD, o objetivo é gerar confiabilidade no alimento oriundo do projeto, além de agregar valor ao produto e permitir sua inserção em mercados específicos



29/05/2020

Tatiana Oliveira

imprensa@uberlandia.mg.gov.br

3239-2883 

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado