NINGUÉM AJUDA NINGUÉM. A GENTE AJUDA A SI PRÓPRIO

O Marquinhos morou em nossa casa por cerca de um ano e meio. Foi lhe ajeitado um dormitório em uma meia água no fundo da casa, com entrada independente, onde ele tinha acesso quando bem quisesse. Não era coisa luxuosa, mas confortável, como era a minha residência. Sua refeição era na nossa mesa, sem nenhuma restrição. Era tido como um ente familiar.
Quando cursava pouco mais da metade de Contabilidade eu achei por bem arranjar-lhe um trabalho melhor, com remuneração à altura da sua escolaridade e com mais perspectiva de crescimento, pois na condição de secretário de escritório de Advocacia não se vislumbrava grande coisa.
Liguei para Dr. Argemiro, à época Gerente da Cia. Mineira de Metais, expondo a minha pretensão e, logicamente, enaltecendo as qualidades do Marquinhos. Prontamente aquiesceu ao pedido e pediu que o apresentasse ao Senhor Sinval Lemos, voltando de lá empregado, dando início a uma nova etapa da sua vida...

Marquinhos saiu do meu escritório deixando um enorme vazio. As pessoas já tinham se afeiçoado a ele. Fiquei um longo período dando explicações do por que da sua saída, sem contar a enorme tristeza que eu guardava, apesar de vê-lo todos os dias, pois continuou morando conosco. E certo que o seu lugar na mesa ficou vazio, porque tinha refeições no local de trabalho e, como de costume, não jantava, e lanchava na escola. Aos domingos e feriados ele nos dava o prazer da sua presença
no tradicional frango com quiabo domingueiro.
A alegria estampava no seu rosto simpático. Afinal vestir o uniforme da "Mineira", era a realização do sonho de muita gente. Era muito bom ver o Marquinhos se preparando. tomando seu café da manhã sempre animado para ir até ao ponto, onde embarcava em direção do seu trabalho.
Ia tudo muito bem. De Secretaria nova e o Marquinhos iluminando o seu local de trabalho e mostrando a sua inconteste competência.
Numa tarde qualquer o Marquinhos pediu-me um particular. Em situações como essa ele se fechava e tinha dificuldade de se expressar. Nesse dia então ele demorou pra me dizer que pretendia sair da minha casa. Seus colegas de serviço, morando em uma república haviam lhe convidado pra com eles morar. Justificou que não pretendia mais ser um peso pra mim, etc.
Ora, Marquinhos, você nunca foi um peso pra mim e a minha esposa. Pelo contrario, você sempre foi à alegria dessa  nossa morada.
Mas afinal ele era um homem, tinha o seu trabalho e o direito de viver a sua vida. Lá se foi morar com os seus colegas, mas com a promessa de não se afastar de nos. Que viesse aos domingos almoçar conosco e vez ou outra tomar um cafezinho, o que cumpriu. Creio eu, por prazer e não por obrigação.

Num desses domingos em que o Marquinhos veio em minha casa para o almoço eu pressenti que ele tinha alguma coisa pra me dizer. Seu rosto mais vermelho do que o costume e a dificuldade para iniciar o assunto denunciava. Com dificulte ele foi relatando: sacou do seu boletim escolar e mostrou que tinha sido aprovado com louvor - o que para mim não tinha a menor surpresa - pois acompanhei a cada bimestre as suas notas e, assim, ele era um Técnico em Contabilidade. Era mais um tento que lavrava na sua obstinada luta rumo aos seus ideais.
Depois dos cumprimentos e abraços emocionados o Marquinhos tirou o chão dos meus pés: disse-me emocionado que, na falta dos seus pais, nos convidavam, eu e a Maria, para seus paraninfos nas solenidades de Colação de Grau, já com data marcada.
Até hoje me emociono ao relembrar aquela noite, quando chamaram o formando Marcos Antônio para se aproximar da mesa e receber o seu diploma. Caminhamos de braços dados, eu, ele e suas multinhas, apupados por ensurdecedor aplausos e palavras de carinho, que aumentaram mais ainda quando ele exibiu ao público presente aquele seu troféu.
Foi uma noite memorável...


Marquinhos continuavam trabalhando na Cia. Mineira, mas sempre sonhando alto.
E vero que depois de formado obteve melhor classificação na Seção em que trabalhava o que de certa maneira o enchia de orgulho.
Numa noite, o dia não me lembra , recebi a visita dele. Como sempre, muito simpático, naquela oportunidade não demorou mostrar a quê veio. Foi logo me relatando as suas intenções, quase me provocando um ataque cardíaco. "Estou me demitindo do emprego. Vou sair da Mineira." Eu fiquei sem saber o que dizia, mal consegui perguntar o que tinha acontecido. Pensei logo numa redução do número de funcionários e outros motivos. Nunca motivado por ele próprio. Foi quando me explicou que tinha comprado um Escritório de Contabilidade em Guarda Mor, sua cidade natal.
Fiquei aliviado e de pronto abracei o seu projeto por conhecer bem as suas atitudes pensadas e repensadas. Apenas dele indaguei se precisava de alguma ajuda financeiro o que agradeceu muito, mas disse ter economizado o suficiente.
Dessa feita, com poucos anos passados, retorna triunfante para a sua terrinha, sendo destarte seu próprio patrão.
Foi recebido como merecia e Guarda Mor ganhou um competente profissional.
A Agricultura estava em plena prosperidade e os Marquinhos - agora Marquinho Contador -como ficou sobejamente conhecido, prosperava no embalo da cidade.
Não demorou muito desfilava no seu próprio automóvel, devidamente adaptado as suas condições físicas; construiu sua casa própria, onde acomodaria o seu e escritório e a esposa, pois se casariam brevemente.
Visitava-me frequentemente, dando-me conhecimento da sua vida, que ia de vento em popa.
Com a força do seu trabalho proporcionava conforto para a família agora acrescida de duas filhas, adquirindo a sua fazenda  o que sempre sonhou -.
Em todas as oportunidades em que estivemos juntos ele, agradecida mente, se referia a mim enfatizando que tudo o que era na vida devia a mim. Eu não absorvia aquilo bem, pois sempre acreditei diferente e retrucava: você deve a si mesmo Marquinhos. A sua vontade, a sua inteligência, o seu querer, a sua obstinação e a sua força interior. Nunca disse a ele, mas pensava: se tivesse conhecido aqueles mesmo Marquinhos numa esquina pedindo esmola, pois tinha todos os requisitos para tal, talvez nada o déssemos, por não ser do meu feitio. Mas o encontrei trabalhando, com a cabeça erguida, sustentando a sua dignidade, o que jamais poderá ser perdida.

Infelizmente antes de inteirar 50 anos veio a falecer. Segundo explicações médicas mais em razão da sua deficiência física. Mas o pouco que viveu foi o suficiente para deixar a sua trajetória de sucesso e de exemplo para todos nós...
Razões pelas quais sempre digo:NINGUÉM AJUDA NINGUÉM. A GENTE AJUDA A SI PRÓPRIO.
DEPOIMENTO DE MARCIANO BORGES DE MELO
EXTRAIDO DO FACEBOOK

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva