PREFEITO ZICO É HOMENAGEADO COM A CONSAGRAÇÃO DE SEU PAI ZÉ SUDÁRIO COMO HOMEM PROBO EM LAGAMAR MG


Durante as festividades da FESTA DO FAZENDEIRO 2018, marcando o retorno de suas atividades e graças aos esforços por parte do novo Presidente do Sindicato Rural de Lagamar, Ronildo Vieira de Paulo  e toda a equipe de sua diretoria,fizeram  acontecer variadas atrações atingindo um grande numero de público. Quando então foi oferecida  uma significativa homenagem ao Sr.José Sudário, pai do atual Prefeito Municipal de Lagamar, José Alves Filho (Zico do Sudário).foi então dado ao conhecimento dos presentes um pouco de sua exemplar historia, não somente das suas atividades políticas, como também da determinação de pai que constituiu uma família solida e com muita dignidade.
Ronildo /vieira de Paulo-Presidente do Sindicato /Rural  de Lagamar mg







José Alves Filho, conhecido por todos como Zico Sudário iniciou sua vida política com a sua eleição para vereador em Lagamar em 1982. Zico teve uma atuação tão destacada que logo em seguida nas eleições de 1988 lançou sua candidatura a vice-prefeito ao lado do candidato a prefeito Salatiel Vieira de Paulo, sendo que ambos foram eleitos. A partir daí Zico Sudário passou a cada vez mais destacar na política lagamarense. Sempre muito popular e querido, Zico nas eleições de 1992 foi candidato a prefeito ao lado do vice-prefeito Orlando Pedro Marcolino. Nessa eleição Zico conseguiu uma votação que até hoje nenhum candidato a prefeito superou: 3330 votos. Sua gestão 1993/1996 teve uma incrível aprovação por parte do povo do município de Lagamar, tanto é que após seu mandato foi eleito novamente para prefeito seu companheiro de grupo político, Salatiel. Sempre continuou atento ao povo e participando ativamente das campanhas políticas de Lagamar, inclusive na eleição do prefeito Jota em 2000. Já no ano de 2012 candidatou-se a vice-prefeito com o candidato a prefeito Dr. Cássio e ambos foram eleitos. Após afastamento do prefeito Dr. Cássio, Zico assumiu a prefeitura de Lagamar em 25 de agosto de 2015 com a tarefa de mostrar que sua experiência administrativa ao longo dos anos poderia resgatar o desenvolvimento do município. Mesmo enfrentando grandes dificuldades conseguiu o apoio da população e desde que assumiu como prefeito tem feito seu trabalho com seriedade e dedicação. A população já percebera a capacidade administrativa de Zico. Em 2016, após ser candidato novamente, Zico é reeleito com 55,55% dos votos, sendo empossado em 1º de janeiro de 2017.



Histórico do Homenageado


O Sr. José Alves Sobrinho, nasceu no dia 10 de outubro de 1920, em Patos de Minas .

       Filho de Olímpio Alves Pereira e Sudária Maria da Silva. Família com Cinco filhos Joao, José, Antônio. Mariana e Olívio.

       Com Apenas oito anos ficou órfão do pai, e com os irmãos todos pequenos, precisou da ajuda e orientação do tio José Eduardo Alves Pereira, indo morar com ele. Com muito pouco estudo, mas muito inteligente aprendeu a negociar, era muito interessado nos negócios de compra e venda de gado, suínos ,gados e outras catiras.

      Nestas viagens, com o tio, conheceu Nelita Maria de são José filha de Sebastião Teixeira Pinto e D. Maria Antônia de São José, nascida em 16 de março de 1923. Com ela casou-se em 29 de abril de 1939,e foram moras na localidade chamada Mata dos Fernandes. Desta união tiveram onze filhos sendo: Olímpio, Sebastião, Ilma.  ,Natalina ,Natalícia, Mariana, José Antonio, Geraldo Donizete Vicente e Fatima Aparecida.

.       A Partir de 1944 passou a ser morados de Lagamar, nas imediações do Distrito de São Braz, sendo muito bem sucedido nos negócios de compra e venda de gado, suínos e grãos. Tornando-se um dos maiores produtores de Arroz, Feijão e milho.

       Muito Religioso e devoto de Nossa Senhora de Aparecida, São Brás e São Vicente de Paula contribuiu com a construção da capela de são Brás.

       Ajudava e amparava pessoas menos favorecidas, o que o motivou e incentivou na fundação da Conferência de são Vicente de Paula sendo confrade até os últimos dias de sua vida.

      Era preocupado com a educação, pelo fato de ter tido poucos meses de escola, por isso sempre ajudava nas necessidades da merenda escolares  e no transporte dos alunos para a escola, dando apoio aos professores de outros lugares Após a emancipação de Lagamar, que pertencia ao município de  presidente Olegário ,o  Sr. José Alves Pereira Filho (Zé Sudário) destacou-se na politica sendo um dos primeiros vereados do município de Lagamar no ano de 1962,também como delegado e juiz de Paz.

       FEITOS DE ZÉ SUDÁRIO

.   Devido a sua preocupação com o lugarejo chamado São Brás (hoje Distrito),articulou com as autoridades municipais para levar energia elétrica até aquela localidade. Foi um Fazendeiro humilde e trabalhador e sempre gostou de ser útil a bem da população. Nos dias santos e Domingos o leite era doado  às pessoas que precisassem de ajuda: de manhã parecia festa no curral.

Ajudou na construção da igreja de São Brás, fez frente a ao movimento da construção da Ponte sobre o Rio Paracatu. Que liga São Brás às regiões de Boa Vista , Manabuiu e Gameleira.

.   Foi um grande incentivador das tradições culturais, participando das folias de reis e de todas as festas religiosas das redondezas.

.   Na primeira Festa do Fazendeiro sua filha caçula Fátima Aparecida Pereira foi a Rainha.

   Ele pedia sempre aos filhos que fossem lideres na politica, tendo seu desejo realizado, pois seu filho Sebastião “Tiãozinho Sudário” foi vereador, Vicente de Paula Pereira também foi vereador e José Alves Filho “ZICO” foi vereador por um mandato, Vice Prefeito por duas vezes e Prefeito por três vezes, completando agora o seu terceiro mandato.

   Quando doente pediu a seu filho “ ZICO “que o representasse na politica, achava-o capaz de ajudar o povo, sendo um bom politico”.

Isto era uma necessidade da época, que os jovens se preocupassem com os destinos do município, buscando o progresso com novas ideias. O Sr.José Alves Pereira Sobrinho “Zé Sudário” Homem trabalhador que muito contribuiu com o progresso e o crescimento do Município de Lagamar deixando uma marca cravada na historia do munícipio veio a falecer em 1º de Novembro de 1981

Fonte  e fotos Ismael Marques

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas