Governador Romeu Zema acompanha a Troca da Guarda do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte

Iniciativa integra novo calendário cultural e turístico da capital e será realizada todo primeiro domingo do mês, aberto à população


O governador Romeu Zema acompanhou neste domingo (6/10) a retomada da solenidade de Troca da Guarda do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa integra ação do Governo de Minas de valorização da cultura e do turismo no estado. A troca da guarda será realizada todo primeiro domingo do mês no local e poderá ser acompanhada pela população, sempre às 9h.


A cerimônia é composta por um conjunto de ritos militares semelhantes aos ocorridos em outras cidades do mundo, como Santiago (Chile) e Londres (Inglaterra). Da entrada do Palácio, o público pode acompanhar toda a solenidade.


Participam da cerimônia os militares da Escola de Formação de Oficiais (EFO), do Batalhão de Polícia de Guardas (BPG), do Regimento de Cavalaria e da Banda de Música da Polícia Militar.

Após a cerimônia, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, destacou a importância de se fomentar a cultura mineira. “Pretendemos ter oferta de turismo gratuito que atraia turistas de Belo Horizonte, de Minas, de outros estados e, quem sabe, de outros países. Temos uma Polícia Militar capacitada, os dragões da Inconfidência têm muita história. Esperamos que esse se torne um evento importante para a capital”, afirmou, citando que, nestas apresentações aos domingos, haverá participação de bandas de diferentes instituições, como dos Corpo de Bombeiros Militar e do Exército.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Giovanne Gomes da Silva, pontuou a parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para a retomada do evento. “O governador Romeu Zema determinou, ao assumir o governo, que tivéssemos atividades culturais. Fizemos essa parceria e retomamos em um novo formato, bem atrativo ao turista”, completou.


Palácio aberto


A Troca da Guarda também marca um novo contexto de atividades culturais no Palácio da Liberdade, que está aberto à visitação pública mediante a retirada de ingressos gratuitos no site www.sympla.com.br/appa.


Ícone arquitetônico e uma das edificações mais representativas do estado, o prédio reserva em seu interior obras de arte e mobiliário de época. Após longo período de atividades somente internas, ele reabriu suas portas em dezembro e, recentemente, dobrou os horários de visitação pública, além de ampliar atendimentos a grupos de estudantes.


As visitas podem ocorrer aos sábados e domingos, das 10h às 16h, para receber o público em geral que tiver retirado os ingressos. Às quartas e quintas-feiras, o Palácio da Liberdade recebe a visitação escolar, com agendamento feito em www.appa.art.br/palaciodaliberdade.


Somente neste ano, o espaço já recebeu quase 20 mil visitantes, entre estudantes, turistas e população em geral.


Também participaram da cerimônia o cônsul-geral da Argentina, Ricardo Massot, integrantes das forças de segurança do Estado, secretários, deputados, militares, entre outras autoridades.



________________________________________
Crédito (fotos): Marco Evangelista/Imprensa MG

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos