Romeu Zema assina protocolo de investimentos de R$ 523 milhões em energia fotovoltaica

Mori Energia irá instalar 32 usinas fotovoltaicas em 17 municípios do Norte de Minas, gerando cerca de 1.500 empregos
 O governador Romeu Zema assinou nesta sexta-feira (30/8), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, protocolo de intenção com a empresa Mori Energia Holding S.A para a implantação de usinas fotovoltaicas no estado. Ao todo, serão investidos R$ 523 milhões na instalação de 32 usinas em 17 municípios do Norte de Minas. A expectativa é de que sejam gerados mais de 1.500 empregos diretos durante a fase de construção dos empreendimentos.


 Zema ressaltou a importância deste tipo de projeto e o resgate da confiança dos investidores em Minas. “Fico satisfeito em nos consolidarmos cada vez mais como o primeiro lugar na geração de energia fotovoltaica aqui no Brasil. Tenho certeza que essa grande quantidade adicional de energia gerada a médio e longo prazo vai tornar o preço competitivo e nós vamos ter condições de atrair muitas indústrias aqui para o estado", afirmou o governador.

Um dos planos estratégicos de desenvolvimento de Minas, segundo o governador, passa pela expansão da oferta de energias renováveis. Além disso, ele também destacou a mudança na gestão da Cemig para conseguir realizar novos investimentos e atender as demandas dos investidores. A Cemig é parceira da Mori em alguns dos empreendimentos.

“Nós queremos que Minas, da mesma maneira que é considerada a caixa d’água do Brasil em termos de reservatórios, também tenhamos essa quantidade de usinas fotovoltaicas, já que o nosso índice de insolação, principalmente no Norte do Estado, é muito alto”, finalizou o governador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça, destacou o trabalho do governo para facilitar a atração de empresas para Minas Gerais e o potencial de crescimento do setor energético.

 “A produção de energia solar ainda representa um por centro na matriz energética brasileira. Acreditamos ser este o momento ideal para o governo investir na atração destas empresas, uma vez que Minas tem uma das maiores capacidades de energia no mundo”, disse o secretário.



Bruno Ken Taniwaki Shiraga, diretor de Suprimentos da Mori, reforçou o apoio do governo para a concretização do projeto. “Desde o início quando a gente decidiu investir em Minas nós contamos o apoio do governo. Estamos investindo milhões no estado, no maior projeto de geração distribuída do Brasil. É muito importante esse momento para a gente”, afirmou.



A empresa

A Mori é uma empresa de energia fundada em 2012 oferecendo soluções de eficiência energética em geral, como sistemas de aquecimento solares e substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. Ao longo de sua trajetória, a geração fotovoltaica de energia elétrica se tornou o principal foco da empresa, que conta com instalações em telhado para clientes industriais, comerciais e residenciais, e projetos de geração remota, como a UFV Janaúba.



O projeto prevê a instalação de 32 usinas fotovoltaicas em municípios do Norte de Minas Gerais, totalizando 110MW instalados, cada uma com 25 anos de vida útil. A conclusão do projeto está prevista para os próximos meses. Além do projeto de instalação das usinas, a Mori possui um projeto de termoelétrica com plano de negócios em andamento.

Também participaram da cerimônia de assinatura de protocolo os secretários de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, e de Governo, Bilac Pinto; o deputado estadual Gil Pereira; o diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Thiago Toscano; além de diretores e representantes da Cemig, Indi e da empresa de energia Mori.

Crédito (Fotos): Gil Leonardi/Imprensa MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos