Sedese participa do 36° Congresso Mineiro de Municípios

Nova estrutura da pasta e compromisso com o pagamento do Piso Mineiro foram debatidos no evento



A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, apresentou nesta terça-feira (14/5) a nova estrutura da pasta durante o 36° Congresso Mineiro de Municípios. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento voltado para gestores, servidores públicos municipais, empresários e sociedade civil  acontece até quarta-feira (15/5), no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.


Além de apresentar a nova estrutura da Sedese, com a reforma administrativa, a secretária reafirmou o compromisso com a regularização do pagamento do Piso Mineiro, recurso destinado ao financiamento de ações de assistência social nas cidades mineiras. O encontro também serviu para que prefeitos e secretários municipais pudessem tirar dúvidas sobre as políticas públicas da Sedese.

Elizabeth Jucá destacou o compromisso do diálogo com os municípios, especialmente no cenário de grave crise econômica que o Estado enfrenta, inclusive adotando medidas de austeridade para reequilibrar as contas e garantir o funcionamento dos serviços públicos básicos. "Sei o que é estar na ponta. Vim de uma gestão municipal e sei das dificuldades enfrentadas pelos municípios", contextualizou.

"Já estive em três regionais da Sedese para ouvir as pessoas. As políticas têm de ser feitas em parceria com os municípios e nossa intenção é que em Minas Gerais elas sejam desenvolvidas especialmente para as pessoas que estão em vulnerabilidade social", acrescentou. Para isso, a secretária percorrerá as 19 regionais restantes, dialogando e alinhando o planejamento governamental para fortalecer a parceria com os municípios.

A agenda de trabalho continuou na parte da tarde, com a apresentação da Subsecretaria de Assistência Social (Subas). Na oportunidade, a  subsecretária, Janaína Reis, apresentou as perspectivas financeira e orçamentária para a gestão do Piso Mineiro e o Controle Social com a nova resolução de benefícios estaduais.  Outro assunto de destaque foi o enfrentamentamento às situações de emergência e pós-emergência na Assistência Social, como o que ocorreu em Brumadinho.

Gestão e assistência social

A prefeita de  Itapagipe, no Triângulo Mineiro, Benice Maia, representando a AMM, conclamou os municípios para o diálogo e a criatividade no fortalecimento da assistência social em um contexto de escassez financeira. Já a prefeita de Bocaiúva, Marisa Alves, destacou a importância de Estado e municípios se alinharem para a discussão de medidas e planejamento das políticas públicas.

Reestruturação orgânica

Pela reestruturação orgânica da Sedese, anunciada pela secretária Elizabeth Jucá, a pasta abrigará as ações e competências das secretarias de Esportes e Direitos Humanos, além da incorporação de outras políticas públicas, como a Políticas sobre Drogas, Segurança Alimentar e Habitação. “Vamos adotar a transversalidade para promoção da integração e a articulação entre as subsecretarias e secretarias na busca de resultados efetivos", acrescentou a secretária.

Presenças

Participaram do evento, o subsecretário de Esportes, Adenilson Idalino; a subsecretária de Assistência Social, Janaína Reis; o subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos; o subsecretário de Direitos Humanos, Thiago Horta; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Rodrigo Silveira; demais técnicos e órgãos vinculados à Sedese, prefeitos e secretários municipais.

Mais informações: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Desenvolvimento Social - (31) 3916-8238

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023