Conclusão do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) em João Pinheiro


“O GQC me ensinou sobre gerenciamento, sobre ter metas e planejamento das atividades na minha propriedade rural”. Essas são palavras de José Vicente Conrado, pequeno produtor rural de João Pinheiro, na região noroeste do estado, e concluinte do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) do Senar Minas.

 Ao todo, 17 produtores rurais concluíram o curso na semana passada. São produtores de frutas, leite e peixes. O GQC tem duração de três meses e, em João Pinheiro, foi realizado pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais, Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sicoob Credipinho.

 “Nesse programa, os participantes aprendem a como elevar as fazendas a “empresas rurais”. Ensinamos a eles como fazer uma boa gestão, através de diagnósticos, definição de negócio, planejamento, organização e controle das atividades. Queremos que eles tenham qualidade total no que desempenham. Além disso, o GQC incentiva a permanência do produtor rural na atividade, pois ele só continuará se atingir bons resultados, e o curso mostra o caminho para isso”, detalha o instrutor do GQC, Bernardo Barros.



Conrado produz leite na propriedade rural de 33 hectares. Depois de anos na área de produção audiovisual, ele decidiu voltar às origens, voltar à área rural. Hoje, aos 46 anos de idade, Conrado passou a sentir na pele as dificuldades de um produtor de leite. Está produzindo 300 litros por dia e vendendo para uma cooperativa. O lucro é mínimo, segundo ele. “Minha estrutura é precária, estou melhorando agora, quero aumentar a quantidade e a qualidade do leite produzido para conquistar o mercado da região”.




Em três anos, essa foi a quarta turma que concluiu o GQC em João Pinheiro. “Isso é extremamente positivo, prova que os produtores rurais estão abraçando o programa e mudando os pensamentos sobre as atividades rurais”, complementa o mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais, Adriano Pereira.



http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg   

Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural







Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos