Somos Todos Uberlândia Faz Primeira Reunião E Apresenta Meta Para O Projeto 2020


A 1ª Reunião do Movimento Somos Todos Uberlândia foi realizada nesta quinta-feira (22) e os convidados tomaram conhecimento dos primeiros pontos que serão o alicerce deste grupo, que prevê nos próximos 12 meses levantar todas as necessidades da comunidade, os problemas do município e uma maneira eficiente de gestão do dinheiro público. Até o final de 2019 um nome, que não pertence a este grupo, deverá ser escolhido para ser candidato a prefeito de Uberlândia em 2020 e se vencer as eleições, implantar no município o projeto que começa a ser elaborado.
Algumas metas foram apresentadas e constam neste projeto, inclusive com números atuais do município de Uberlândia. “Vamos reduzir em 80 por cento os cargos de confiança, proporcionando em todo o novo mandato uma economia de cerca de 300 milhões de reais”, afirmou o líder do movimento Somos Todos Uberlândia, Odomires Mendes de Paula. “Algumas secretarias vão perder este status e serem incorporadas a outras. Os secretários municipais serão escolhidos através de concurso público, como os servidores”, acrescentou.



A área da educação será uma das prioridades deste projeto, por acreditar é a mola mestra para uma mudança profunda da população. “Teremos uma atenção total na primeira infância, escolas em tempo integral. Vamos ser modelo em escolas para o Brasil”, prevê Odomires.
Entre outros assuntos apresentados é uma administração empresarial para a prefeitura e avaliar locação de veículos para servir às secretarias. “E uma das metas do nosso projeto que não vamos abrir mão é criar a secretaria da Micro e Pequena empresa, que são responsáveis por 80 por cento dos empregos gerados em Uberlândia, em Minas e no Brasil e não são respeitadas. Vamos criar a secretaria com a sala do micro e pequeno empreendedor, lá ele vai tratar de todos os assuntos que precisa sem burocracia”, revelou Odomires. “É inadmissível Uberlândia perder 45 posições na relação das cidades e melhor investimento do Brasil”, frisou. “Nós temos que estar entre as 20 melhores e hoje estamos entre as 65”, disse ainda.
 O empresário Paulo Romes destacou que o movimento vai atrair muita gente porque a população anseia por mudanças nas administrações públicas e um projeto consistente será elaborado. “Cada um dá sua contribuição e vamos construir o que Uberlândia precisa. Ai este projeto será forte”, disse.
O coordenador do Movimento Maipo, José Amaral Neto apoia o movimento e aponta um dos caminhos por onde começar. “É preciso que todos entendam o orçamento municipal. Como funciona? Às vezes ha um secretário muito bem intencionadomas como o prefeito e a Câmara mexem no orçamento, acabam impedindo ele de trabalhar. Esse assunto é seríssimo. Então vamos entender como funciona”, disse.
Amaral também destacou dois outros assuntos: “Um município igual Uberlândia que tem um orçamento de 2,5 bi por ano, como é que pode ficar dependente do Estado em uma dívida de pouco mais de 100 milhões? Sobre os servidores disse que eles são subaproveitados e precisam ser profissionalizados e treinados”, acrescentou.
PRESIDENTE ICASU- SR. GERALDO NAVES
O presidente da Icasu, Antônio Naves comparou o início do Movimento Somos Todos Uberlândia à criação da instituição há 50 anos. “Foi criada através de uma necessidade de suprir momento de miséria em parte da população na cidade. Trabalhamos muito mas hoje é um exemplo a Icasu, por onde já passaram cerca de 40 mil jovens em cursos de formação, hoje lavamos 8 toneladas de roupas hospitalares por dia e arrecadamos cerca de R$ 130 mil por mês no sistema zona azul, que são revertidos para a compra de medicamentos para a comunidade”, lembrou. “E este movimento vai precisar de muita persistência, mas será a melhor opção para a cidade de Uberlândia que é privilegiada em tudo. Então façamos o melhor para que tudo dê certo”, acrescentou.

A ex-vereadora Fátima Paiva apoia o movimento e falou também sobre o orçamento do município. “É uma coisa muito séria e tem que ser melhor discutido o orçamento. Outro ponto é que impostos precisam ser revistos”, disse.

O administrador de empresas e consultor de investimentos, Cloves Nascimento afirmou que as metas também devem atingir a Câmara Municipal. “A política tem que deixar de politicagem e viver mais uma gestão empresarial. Vereadores precisam exercer suas funções, que é principalmente de fiscalizar”, afirmou. “Quando é que se vê um vereador fiscalizando o trabalho nas escolas? Ou nas UAI´S?” acrescentou. Outro ponto quanto ao Legislativo é o custo que hoje tem para a população de Uberlândia. “Cada gabinete custa ai cerca de 200 mil reais por mês. São cerca de 5 milhões por ano. A proposta é cortar isso pelo menos pela metade”, comentou.
 A próxima reunião será realizada ainda este ano, na primeira quinzena do mês de dezembro.
 Charles Diniz
Jornalista


 0 2.515

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023