Vacinação contra HPV é levada às escolas públicas de Uberlândia

Estratégia da Secretaria Municipal de Saúde busca certificar que crianças e adolescentes estejam com cartão em dia


Divulgação/SecomPMU
A equipe do Programa Municipal de Imunização inicia, a partir desta quarta-feira (17) – Dia Nacional de Vacinação –, a imunização contra o vírus HPV* em crianças e adolescentes matriculados em unidades das redes municipal e estadual de ensino de Uberlândia. A ação, que é para meninos com idade entre 11 a 14 anos e meninas entre nove e 15 anos, acontece em parceria com o Programa Saúde Escolar.


O vírus HPV pode causar câncer do colo do útero, de vulva, pênis e garganta, bem como verrugas genitais. A imunização é necessária, uma vez que o HPV é considerado altamente contagioso (transmissão acontece principalmente no sexo) e a dose previne a transmissão, gerando a diminuição da circulação do vírus na comunidade.



            A estratégia, segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, surge para certificar que as crianças e adolescentes estão com as doses em dia e também para facilitar o acesso daqueles que ainda não se protegeram. “É um trabalho cíclico de busca ativa para os que precisam iniciar a vacinação contra o HPV e para garantir que aqueles que tomaram a primeira dose já atualizem o cartão com a segunda. Realizamos a ação no início do ano e agora estamos voltando às escolas por ser uma ação essencial para manutenção da saúde dos jovens”, comentou.



            Da atividade realizada no início do ano, 5.293 adolescentes foram imunizados e 5.193 estavam com as doses em dia. No entanto, 14.822 não levaram o cartão para que as equipes verificassem a situação vacinal. Por isso, a coordenadora reforça a importância dos pais se conscientizarem e encaminharem o documento no dia que a equipe de imunização estiver na escola. “Sem o cartão não é possível aplicar a vacina. As enfermeiras precisam observar quais doses foram ministradas anteriormente, inclusive as relacionadas ao combate de outras doenças. Adianto que as escolas enviarão comunicados a todos os pais e responsáveis, reforçando a data de visita da nossa equipe”, acrescentou a coordenadora



*A vacina HPV previne contra vários tipos de cânceres, contribuindo com a redução da incidência em mulheres e homens. Segundo o Ministério da Saúde, no mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no país previne 70% cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais.



16/10/2018

Hismenia Keller
hismenia@uberlandia.mg.gov.br

(34) 3239-2684



   

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022