Violeiros de Guarda-Mor

Valorizar as pessoas que marcam e contribuem com a história guardamorense é prezar a cultura e aqueles que fazem parte dela. Nessa perspectiva,a salvaguarda daquelesque de alguma forma estão
na memória de um lugar, é um modo de reconhecê- los como parte integrante do patrimônio cultural local.
Dentro disso,personalidades detentoras de saberes e técnicas de expressões culturais
tradicionais ou populares são reconhecidas como “patrimônios vivos”, na medida em que mantêm vivas tradições culturais coletivas, de modo que esse reconhecimento, seja uma forma de criar condições para que esses conhecimentos possam ser transmitidos para as próximas gerações.
Dentro desse contexto os violeiros de Guarda-Mor ocupam um papel importante na vida cultural do município e são respeitados e valorizados por isso, uma vez ue com seus instrumentos, seus toques e seus cantos animam e entretêm festas, promovendo alegria e integração, ao mesmo tempo que, na sua simplicidade e espontaneidade, perpetuam tradições musicais que costumam expressar acultura interiorana e rural.
É o caso de Irondes José Cardoso, tocador e cantador, que apesar de não ter nascido no município, adotou Guarda-Mor como sua morada e terra do coração.
Violeiro, com seu instrumento e sua música, participa regularmente da vida sociocultural do município e pelo carisma e talento tem a estima e a simpatia de todos os guardamorenses.
Esse também é o caso de Baltasar Gonçalves dos Santos, prezado filho de Guarda-Mor, que participa regularmente da vida sociocultural do município e cujo carisma e talento conquistaram a estima e a simpatia dos conterrâneos.
Além de intérprete, o violeiro também é compositor, tendo criado muitas músicas a partir de acontecimentos marcantes no município e com isso registrando e preservando partes de sua memoria.

É importante salientar a importância dessas duas pessoas para a história e cultura guarda morense, uma vez que os violeiros de Guarda-Mor ocupam um papel importante na vida
cultural do município e são respeitados e valorizados por isso, uma vez que com seus instrumentos, seus toques e seus cantos anima me entretêm festas promovendo alegria e integração, ao mesmo tempo que, na sua simplicidade e espontaneidade, perpetuam tradições musicais
que costumam expressar a cultura interiorana e rural; participando regularmente da vida sociocultural do município e ujo carisma e talento conquistaram a estima e a simpatia dos conterrâneos.
No ano de 2017 os dois violeiros acima citados entre outros violeiros guarda-morenses foram inscritos no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Monas Gerais.
Referência: Arquivos Casa de Cultura Guarda-Mor. IPAC 2017. Escrito por: Solange Cristina de FariaDayrell
Revisão ortográfica: Adrivânea Nazar Guerra Gonzalez

31 de Julho a 20 de Agosto de 2018 Página 07
GUARDA-MOR

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos