Cemig capta propostas de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento


Serão investidos R$ 40 milhões em propostas para acelerar as transformações tecnológicas dentro da empresa
 Os interessados em participar da seleção de propostas para o Chamamento Público do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Cemig-Aneel 2018 têm até o dia 1° de outubro para submeter suas propostas à Companhia. O edital já está disponível para consulta no site da Cemig.

De acordo com o  diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, um dos objetivos desse edital é desenvolver o futuro da Companhia e contribuir com o ecossistema de inovação de Minas Gerais. “Serão investidos R$ 40 milhões em propostas que podem ajudar a Cemig a ser mais eficiente, a reduzir custos e oferecer um melhor serviço ao consumidor”, afirma.

 O superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética da Cemig, Carlos Renato França Maciel, explica que o chamamento público baseia-se na nova estratégia de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Companhia, elaborada a partir do Plano Estratégico de Inovação de Tecnologia Digital da empresa, denominado Cemig 4.0. “O Programa Cemig 4.0 é disruptivo, aponta para o futuro e consiste em três eixos fundamentais, chamados 3D: Digitalização, Descarbonização e Descentralização. Eles têm o objetivo de orientar os investimentos em P&D e acelerar as transformações tecnológicas dentro da empresa”, explica.

De acordo com o professor de Harvard e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Almeida, as propostas de P&D deverão ser apresentadas atendendo a pelo menos uma das oito demandas tecnológicas descritas nas iniciativas estratégicas do edital. São seis do eixo Digitalização, uma de Descentralização e uma de Descarbonização. “Entre os critérios de avaliação, a originalidade tem caráter eliminatório. Há ainda critérios usados pela Aneel no processo de avaliação dos projetos e outros de natureza estratégica”, explica.

O edital visa também fomentar a participação de Universidades, Centros de Pesquisa, empresas e startups na apresentação de propostas que atendam todas as fases da cadeia de inovação. O julgamento e seleção das propostas serão realizados em duas etapas: pré-qualificação e avaliação de mérito. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 19 de outubro de 2018.

O prazo para execução dos projetos aprovados deverá ser acordado com a Cemig, sendo que a duração mínima é de 12  meses e a máxima é de 36  meses. 


11.09.2018   l    Classificação: Público

 
Cemig Imprensa Triângulo

Contatos: 34 3088-6320  | 34 99813-2964
Plantão: 31 97145 5063

Descrição: cid:image001.jpg@01D1ECCE.6DA73DB0Descrição: cid:image003.jpg@01D1ECCE.6DA73DB0

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia