Uberlândia Shopping realiza Arraiá com barraquinhas típicas, shows e quadrilhas

O evento é aberto ao público e será realizado dias 29 e 30 de junho e 1º de julho

Junho é considerado o mês das festanças juninas. Tempo de tirar os casacos e as botas dos guarda-roupas e aproveitar as festividades típicas da época. No “Arraiá do Uberlândia Shopping” serão três dias de festança com direito a comida típica, quadrilha, brincadeiras e muito forró. O evento que já está na segunda edição, é uma parceria com a ONG Ação Moradia e será realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a partir das 17h, no estacionamento do shopping.

Dentre as opções de iguarias típicas de um arraiá e que estarão sendo vendidos no local estarão: caldo, pastel, cachorro-quente, galinhada, batata frita, canjicada, doces, pipoca, pamonha e milho verde, quentão e vinho quente, maçã do amor, docinhos diversos, bolo de milho, pé de moleque, choco-frutas, e muito mais. Além disso, o evento terá também brincadeiras juninas para a criançada como pescaria e boca do palhaço.

De acordo com a fundadora da Ação Moradia, Eliana Maria Carrijo Setti, a parceria do Uberlândia Shopping demonstra responsabilidade social e cultural de seus organizadores. “Esse evento com certeza é de extrema importância, pois a renda arrecadada para nossa ONG oferecerá possibilidades de desenvolver as atividades planejadas em 2018, pois a missão da instituição é trabalhar para o desenvolvimento da qualidade de vida de família de baixa renda. Todo recurso captado no evento será encaminhado 100% para alavancar os projetos da Ação Moradia, de forma especial aos cursos de capacitação profissional e o atendimento de mais de 250 crianças que participam dos projetos”, disse.

O evento tem como intuito resgatar as tradições juninas. Além dos pratos típicos desta data, sua programação é composta pelas músicas e danças tradicionais, valorizando a cultura das barraquinhas e festejos.

“As festas juninas são muito tradicionais na região e são marcadas pela gastronomia e a união das famílias, por isso, pensamos em transformar o shopping em um grande arraiá. Será um evento para as famílias aproveitarem desde os quitutes até as apresentações artísticas”, disse o superintendente do Uberlândia Shopping, Fredson Dourado.

Moda boa

Como em toda boa festança junina o que não pode faltar é música para animar o público. Por isso, nos três dias de evento haverá show e apresentação de quadrilha com Trio Sucupira e Grupo de Quadrilha Pequeninos do Sertão (29/06), Robson e Graiado e Grupo Cultural Junino Forrozarte (30/06) e Trio Sucupira e Grupo Cultural Junino Forrozarte (1º de julho).

O Grupo de Quadrilha Pequeninos do Sertão nasceu em março de 2018 após participarem do workshop de culturas tradicionais de Uberlândia. Motivados e encantados pelas apresentações das diversas culturas, Folia de Reis, Catira e Quadrilha Junina, resolveram criar o grupo de quadrilha junina com o nome Pequeninos do Sertão, formado por 32 quadrilheiros. Fervorosamente se dedicaram aos ensaios para apresentação da etapa Mostra do 8º Festival de Quadrilha Juninas de Uberlândia.

O Grupo Cultural Junino Forrozarte foi o grupo de quadrilha vice-campeão do 8º Festival de Culturas Tradicionais realizado recentemente na 22ª Festa Junina da Ação Moradia. Este festival tem como objetivo valorizar e auxiliar as manifestações culturais populares mineiras, e promover o intercâmbio cultural dos quadrilheiros de Uberlândia com as quadrilhas juninas de várias partes do Brasil.

O evento traz ainda o forró pé-de-serra do Trio Sucupira, que têm uma grande paixão pela música e pela cultura nordestina. O trio conta com uma grande influência de artistas já consagrados no forró tradicional (pé-de-serra), como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Mestre Zinho, Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino, além de se inspirar também nas revelações atuais da música brasileira.

A moda de viola também estará presente com a dupla Robson e Graiado, que desde a infância tem paixão pela música e principalmente pelas modas sertanejas, o que os levou a criar um estilo próprio, rústico e que conquistou um aglomerado de fãs em Uberlândia e Triângulo Mineiro. Sua música de trabalho, Moda do Mirosmar, foi aclamada pelo público e conquistou até o próprio Zezé di Camargo, que a cantou com a dupla no show de lançamento dessa moda.


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos