Programa Buriti firma parceria com 20 novos produtores rurais

Áreas serão beneficiadas com cercamento da nascente e plantio de mudas nativas

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já assinou, em 2018, 20 novos contratos de parceria com produtores rurais que serão contemplados com as ações de preservação e recuperação de nascentes realizadas por meio do Programa Buriti. Todas as benfeitorias são gratuitas para os produtores rurais.


 A maioria dos produtores procurou a autarquia espontaneamente para realizar os contratos. “A eficiência que o Buriti tem mostrado ao longo dos anos aliada à conscientização do produtor rural, que já entende a necessidade de preservar o meio ambiente, tem feito essa procura aumentar”, afirmou Celismar Costa, supervisor de Projetos de Recuperação de Nascentes.

“Além disso, percebemos também o interesse de outras cidades que vem ao Dmae para conhecer o programa e levar a experiência para suas regiões”, acrescentou Celismar Costa.

Diagnóstico técnico

 Ao assinar o termo de parceria, a equipe do Programa Buriti faz também o diagnóstico da área e define quais intervenções serão necessárias. “A partir dessa análise é que se define, por exemplo, a quantidade de cerca que será executada, bem como quantas mudas necessárias para o plantio”, explica Celismar Costa. O plantio de mudas inicia sempre no final do ano quando começa o período chuvoso.

 A previsão é que ocorra, na temporada 2018/2019, o plantio de mais 65 mil mudas nas bacias do rio Uberabinha e no ribeirão Bom Jardim, assim como também na bacia do rio Araguari, onde está sendo construída a Estação de Captação e Tratamento de Água Capim Branco.

 Trabalho constante

 Neste ano, até o dia 30 de março, quando cessaram as chuvas, o Dmae realizou o plantio de 65 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em áreas de preservação permanente. O total plantado atendeu 16 propriedades localizadas na bacia do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim.


A partir de agora, até o final do ano, a equipe trabalha com a manutenção destas áreas.  “Até novembro fazemos o monitoramento das propriedades que receberam o plantio para verificar o desenvolvimento das mudas e se estes locais continuam sem a presença de animais”.

 A manutenção das áreas consiste também no combate a formigas, adubação, limpeza das coroas e replantio quando necessário. Paralelo ao trabalho de acompanhamento das áreas, a equipe do Buriti começa também a preparar os novos locais que irão receber mudas nativas no próximo período chuvoso.

Programa Buriti

Criado em 2008, o Buriti já realizou o plantio de mais de 280 mil mudas de espécie nativas e construiu 400 mil metros lineares de cerca, além de recuperação de estradas e barraginhas.

Para saber mais detalhes sobre o Programa Buriti ou se cadastrar como produtor, basta entrar em contato pelo e-mail: programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone (34) 3233-2564.


Gleide Correa


Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022