Feira Agroecológica leva opções saudáveis ao Parque do Sabiá amanhã (19)

Ação inédita faz parte do programa Novo Agro, criado em 2017 pela Prefeitura de Uberlândia

O Parque do Sabiá recebe na próxima terça-feira (19), das 18h às 21h, um evento inédito de valorização da produção natural, que também gera renda e incentiva a alimentação saudável no município. Isso porque a Prefeitura de Uberlândia realizará uma Feira Agroecológica recheada de opções saudáveis cultivadas no próprio município. A atração, que também terá degustação de produtos típicos, tem entrada gratuita para toda a comunidade.

Esta é mais uma ação prática desenvolvida dentro do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro. São mais de 60 variedades de produtos naturais para venda e degustação. A feira acontecerá no quiosque multiuso, próximo à entrada do bairro Tibery.


O que o visitante encontrará

Quem comparecer poderá adquirir produtos folhosos, tubérculos, plantas medicinais e alimentícias não-convencionais (Panc), raízes e castanhas, além de outras opções cultivadas com técnicas naturais que respeitam a conservação e a recuperação do meio ambiente.



A princípio, a feira terá caráter de evento, no intuito de capacitar e fomentar a ideia da produção natural na cidade. A intenção é que, no futuro, a atração se torne permanente.  “A ação gera reflexos positivos em toda a cadeia agroecológica, além de resgatar e agregar valor a algumas as tradições regionais. Com a feira, proporcionamos uma transformação social ao oferecer à comunidade alimentos livres de insumos agroquímicos”, disse a secretária municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves.



Degustação de iguarias



Na oportunidade, também será realizado o projeto Degustação Sabores do Campo, organizado por alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Serão apresentadas receitas de iguarias agroecológicas naturais da região, mas que se perderam com o tempo, tais como chips de inhame e charuto de ora-pro-nóbis.



Novo Agro



O Programa Novo Agro foi lançado em novembro do ano passado pelo Prefeito Odelmo Leão. Além da Agroecologia, o programa tem o objetivo de fomentar a economia rural do município em outros quatro pilares principais: Agroindústria de Pequeno Porte, Piscicultura, Turismo Rural e Gastronomia.



Desde então, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), executou inúmeras ações concretas, como a publicação de novas leis, eventos, cursos, capacitações dentre outras iniciativas de fomento. Ao todo, dez entidades e órgãos são parceiros do poder público no desenvolvimento das diretrizes.




18/06/18

Fillipe Alves e Renato faria

3239-2441

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos