Com biogás, Uberlândia é referência em geração de energia limpa e renovável

Mais de 452 mil toneladas de CO2 já deixaram de ser emitidas no meio ambiente

Junho de 2012. Em solenidade no Distrito Industrial, o prefeito Odelmo Leão anunciava a inauguração da planta energética de biogás. Naquela ocasião, Uberlândia se tornava a primeira cidade do interior do país a contar com um projeto de reaproveitamento de gases produzidos pela biodegradação de resíduos sólidos. Seis anos depois, a cidade colhe os resultados daquela iniciativa.

Com um dos melhores aterros municipais do país, Uberlândia inova cada vez mais na gestão de resíduos. Em conformidade à postura sustentável, o município se destaca quando o assunto é geração de energia limpa e renovável. Atualmente, mais de 5% de toda a energia consumida em residências, empresas e indústrias locais têm origem do lixo. “Tudo isso é um benefício que reflete diretamente na vida da população e também na das próximas gerações. Estamos construindo uma cidade ainda mais inovadora, pautada no desenvolvimento sustentável, com parcerias sérias e com muita responsabilidade com o meio ambiente”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Um dos motivos dessa expansão é a planta de biogás, com capacidade para atender 40 mil famílias. Ainda assim, a expectativa é aumentar esse número, como adianta o gerente de projetos da Energás de Geração de Energia (empresa responsável pela unidade em Uberlândia), Kennedy Ribeiro.

“De 2012 até o momento, a planta foi ampliada de 1,4 para 2,8 MWh. Somente nos últimos quatro anos, foram gerados 67,7 milhões de kW/h e evitados o lançamento de mais de 452 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Mesmo assim, estamos em estudos para instalação de mais um motor, capaz de fazer com que a geração seja de 4,2 MWh de potência instalada, atendendo assim cerca de 60 mil habitantes. Até 2022, a expectativa é que o meio ambiente seja poupado de um milhão de toneladas de dióxido de carbono”, afirmou.


A ação também contribui para a queda descontrolada de gases nocivos gerados pela decomposição de matéria orgânica, que chegam a ser 21 vezes mais prejudiciais ao homem e à camada de ozônio.


Efeitos positivos para a cidade


Normalmente, a reação química da decomposição produz gases que são lançados diretamente no ar ou queimados. Com a planta, é possível, por exemplo, realizar a combustão do metano e dióxido de carbono presente no que é depositado no aterro e, com isso, gerar o biogás.





Aterro municipal



Muito do avanço do projeto no município está relacionado às condições proporcionadas pelo aterro municipal. O local é licenciado pelos órgãos ambientais como a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, dispõe de todas as exigências tecnológicas e de uma curva de gás acentuada proveniente de dez anos de estudos. Fatores que diferenciam o espaço, como destaca a engenheira ambiental, Alana Frazão.  



“Fazemos o reaproveitamento energético a partir do biogás que é gerado no aterro sanitário. Não queimamos, nem jogamos na atmosfera esse biogás, mas geramos energia. O aterro é uma obra de engenharia e sempre fizemos tudo de acordo com o projeto, por isso conseguimos a excelência na operação, com equipe multidisciplinar formada por engenheiros ambientais, químicos, civis e especialistas em topografia, o que também agrega valor para o monitoramento e a operação do local”, disse. 



Conheça todo o processo do biogás:

 Captação e transporte do biogás: a decomposição dos resíduos depositados no aterro gera o biogás, captado por poços de até 40 metros de profundidade instalados no local. O sistema introduz a energia em forma de vácuo para controlar o fluxo de biogás e aspirá-lo.



Tratamento e queima: o biogás aspirado passa por tratamento no filtro separador de partículas e no equipamento de chiller (também conhecido como trocador de calor). Assim que é tratado, o biogás é direcionado para estações de aspiração e controle, onde está instalado o flare (mecanismo de alta eficiência de destruição de metano).



Geração de energia elétrica: material deste processo é transformado em combustível para geração de energia elétrica.


FOTOS:MarcoSCrepaldi - Secom/PMU
:





18/06/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos