Prefeitura apoia treinamento a produtores de agroindústria de pequeno porte

Prefeitura apoia treinamento a produtores de agroindústria de pequeno porte
Capacitação gratuita beneficiará 30 produtores em busca de registro junto aos órgãos de fiscalização sanitária

Em mais uma ação de fomento à economia rural do município, a Prefeitura de Uberlândia apoiará, nos próximos dias, um treinamento gratuito de boas práticas de fabricação aplicadas à agricultura familiar, voltado a 30 produtores. O curso de 32h será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e acontecerá na sede do Sindicato Rural. A diretriz faz parte do conjunto de realizações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.

O curso atenderá duas turmas de 15 alunos, com encontros marcados entre 28 de maio e 7 de junho. A certificação é obrigatória para os interessados em atender as resoluções da nova lei municipal da agroindústria, sancionada em março deste ano pelo prefeito Odelmo Leão.

Para facilitar o processo de regularização, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos realizou um diagnóstico sobre o setor na cidade, reunindo produtores que estejam em busca do registro junto aos órgãos de fiscalização sanitária. Serão trabalhados conteúdos de orientação sobre a atuação do Serviço de Inspeção Municipal e a Vigilância Sanitária Municipal.

Para a secretária municipal responsável pela pasta, Walkíria Naves, este curso é uma etapa fundamental para assegurar a qualidade de toda a cadeia econômica que envolve o setor. “A regularização dos produtos de origem animal e vegetal é fundamental para produção de um alimento de qualidade, garantia da saúde do consumidor e diversificação da comercialização destes itens”, destacou.



Novo Agro

O programa Novo Agro foi lançado pelo prefeito Odelmo Leão em novembro do ano passado, após elaboração das secretarias municipais de Agropecuária , Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. A proposta é trabalhar cinco pilares da economia rural:  Agroindústria de Pequeno Porte, Agroecologia, Piscicultura, TurismoRural e Gastronomia.



Desde então, foram executadas inúmeras ações, como a publicação de novas leis, eventos, cursos, capacitações dentre outras iniciativas de fomento. Ao todo, dez entidades se juntaram à gestão municipal, em uma inédita parceria de cooperação.



25/05/2018

Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022