Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Hospital Santa Genoveva doou cerca de 16 litros no ano passado
É comemorado em 19 de maio o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data tem como objetivo promover o aleitamento materno e sensibilizar a sociedade quanto à importância da doação do leite materno, além de promover debates sobre o assunto.

Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida, já que é a melhor maneira de oferecer ao bebê todos nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Além disso, é extremamente vantajoso para a mulher, que além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, previne o câncer de mama e ovário.

De acordo com o portal da Rede Global de Bancos de Leite Humano, cada litro de leite materno doado pode alimentar por dia até dez recém-nascidos. Além disso, com o leite materno, os bebês prematuros têm a chance de ganhar peso mais rápido e ficam protegidos de infecções.

Segundo a Gestora do Serviço de Nutrição e Dietética e Lactário do Santa Genoveva, Carolina Malaquias Nascimento, o Hospital atua com o posto de coleta do leite humano atendendo todas as mães que fazem parto no local, com orientações em relação à importância da amamentação e sobre a doação do leite materno. “Quando as parturientes que recebem  alta e a criança fica internada, realizamos o trabalho diretamente de orientação para que os bebês recebam preferencialmente o leite materno”, salienta.

“Em 2017 o Hospital Santa Genoveva doou, depois de amamentar os bebês que estavam internados, cerca de 16 litros de leite materno para o Banco de Leite do Hospital das Clínicas. Mas, para nós, amamentação é muito mais do que isso. É o momento de construção do afeto, independente da maneira como ela é feita!, finaliza Carolina.


Como fazer a coleta do leite

1- Prepare um frasco de vidro com tampa plástica e ferva-o por cerca de 15 minutos, deixe escorrer. Só utilize quando estiver seco.

2- Prepare-se para retirar o leite. Escolha um local limpo e tranquilo, prenda os cabelos com uma touca e lave bem as mãos.

3- No momento da ordenha, massageie os seios de maneira circular. Depois, caso não tenha a bombinha, comprima um dedo contra o outro várias vezes até o leite começar a sair. Despreze os primeiros jatos e inicie a coleta no frasco.

4- O armazenamento do leite deve ser feito no congelador por até 15 dias.

5- Leve o leite armazenado até o banco de leite mais próximo ou solicite a coleta domiciliar.






Informações para a Imprensa
Ana Carolina Amorim

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos