Subsídio para silagem deve beneficiar 80 produtores no primeiro semestre

Serviço oferece, a preços acessíveis, maquinário e assistência técnica para a produção de silagem

O subsídio concedido pela Prefeitura de Uberlândia a produtores rurais para a confecção de silagem deve atingir um número recorde de atendimentos neste primeiro semestre de 2018. A expectativa é que até julho, cerca de 80 propriedades sejam atendidas com o serviço, 20 a mais do que no mesmo período de 2017. Em pouco mais de uma semana desde o início da iniciativa, oito produtores já fizeram uso do benefício para colheita de milho e sorgo em suas lavouras. 

A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos oferece a pequenos produtores o empréstimo de maquinário com valor 50% menor do que o de mercado, além de fornecer a mão de obra para operação.

Uma das propriedades já atendidas é a Fazenda Laje do produtor Paulo Carrijo. De acordo com Leando Carrijo, filho do proprietário, a política da gestão municipal facilitou bastante a sua atividade. “Sem essa ajuda, ficaria difícil para nós colhermos o milho. Fui um dos primeiros a tomar providência e pedir esse apoio para fazer a colheita na hora certa”, disse.

A produção da silagem tem o objetivo de processar os grãos de milho ou sorgo, a fim de obter nutrientes de qualidade para a alimentação de animais como gados e equinos, substituindo o pasto em períodos de seca.


Estrutura e mão de obra

A prefeitura oferece à comunidade, por meio de subsídios, cinco conjuntos de maquinário, que dispõem de um trator e uma ensiladeira cada. Também é dada assistência técnica (agrícola e veterinária) durante as diferentes etapas da colheita.



De acordo com o diretor de agropecuária do município, André França, são 12 servidores a campo a fim de orientar os produtores. “São agrônomos, veterinários e outros profissionais atuando para garantir o máximo de resultados da safra, além de utilizar corretamente o produto na alimentação destes animais”, comentou.



A secretária responsável pela pasta, Walkíria Naves, destacou que o trabalho é de extrema importância para o homem do campo. “É um grande benefício para o pequeno produtor, que não tem condições de ter o seu próprio equipamento. Por meio da secretaria, essas pessoas conseguem um trabalho de qualidade por um preço muito mais acessível”, ressaltou.



Inscrições



As inscrições para receber o benefício seguem abertas. Não existe limite de inscritos. Os interessados devem comparecer ao Anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, no bairro Planalto, localizada na avenida das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto, Zona Oeste de Uberlândia, das 8h às 17h.



Após o contato, a secretaria agenda uma visita à área rural para avaliar se as condições da propriedade se encaixam nos requisitos do programa. São avaliados critérios como o tamanho da lavoura e outros recursos de produção, no sentido de assegurar a prestação do serviço a pessoas que, de fato, necessitam.



Mais informações podem ser obtidas pelos números (34) 3232-4336 e 3229-2914.


Inscrições:

Local: avenida Gameleiras, 10 - bairro Planalto

Horário de Funcionamento: 8h às 17h

Telefones: (34) 3232-4336 / (34) 3229-2914



06/02/2018

Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos