PATROCINIO MG-Ternos de Congado recebem instrumentos musicais do Governo Municipal



Na última sexta-feira (11), a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e a Casa da Cultura de Patrocínio, entregou vários instrumentos musicais, talabartes e peças de uniformes para representantes dos Ternos de Congado de Patrocínio.


O evento, que aconteceu na Praça Mário Alves do Nascimento - CEU das Artes, contou com a presença do prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira, o presidente da Casa da Cultura, João Batista Martins Lopes, secretários e vereadores, além de dezenas de integrantes dos ternos de congado e Moçambique.
“Nós devemos continuar a plantar a semente para que nossa cultura jamais seja esquecida ou perdida”, disse o prefeito parabenizando os integrantes dos ternos de congado por contribuir sobremaneira com a tradição cultural da região.

Para Revalina o momento foi ainda mais especial. “Eu cresci dentro do congado e sei o quanto significa esse repasse para os congadeiros. È a primeira vez que vejo uma prefeitura entregar tantos instrumentos valorizando a cultura popular”, revelou.



Através de mais uma ação de incentivo e valorização cultural, foram entregues 43 instrumentos musicais (repenique, surdo, acordeom, baqueta), além de 220 peles para instrumentos de percussão, 59 talabartes e 107 peças de roupas (shorts camisas, saia calças), para os oito ternos de congado de Patrocínio: Congo Nossa Senhora do Rosário, Congo Catupé Flor de Maio, Congo Estrela Guia, Catupé de São Benedito, Congo Rainha da Paz, Congo Rosário de Maria, Congo Nossa Senhora do rosário e São Benedito e Moçambique Divino Espírito Santo.



Os equipamentos foram adquiridos através do edital de 2013, do Fundo Estadual de Cultura, com contrapartida do município.



Preservar a memória e as tradições culturais da nossa gente, valorizar e apoiar os grupos folclóricos como Folias de Reis e os ternos de congados e moçambiques. É assim que a Administração Municipal trabalha.


         

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023