Livro sobre o Uberlândia Esporte será lançado com apoio do PMIC

cordeirodefreitas.wordpress.com
Desde os anos 1970, o jornalista Odival Ferreira acompanha jogos do Uberlândia Esporte Clube. A ligação com o clube se resume numa fusão entre torcedor e cronista por quase 40 anos. E com tanto tempo nesse ambiente, histórias é o que não faltam a Odival, que já trabalhou em TVs e jornais, mas ficou bastante conhecido por sua carreira como radialista.
E dessas histórias aliadas às pesquisas documentais, nasceu o livro “Uberlândia Esporte Clube: a história e seus personagens”, que será lançado nesta sexta-feira (13) às 19h, na Oficina Cultural. A obra, que foi aprovada e executada por meio do Plano Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), conta os 92 anos de história da mais tradicional equipe de futebol da cidade e da trajetória que levou a construção de um estádio municipal em Uberlândia.

O livro levou três anos para ser escrito e, segundo Odival, a narrativa foi pensada em cunho jornalístico. “Quero que o leitor sinta-se como se estivesse lendo um noticiário do Uberlândia Esporte, entendendo ano a ano o que aconteceu, quais os resultados obtidos, os principais jogos e as referências a alguns jogadores”, contou o autor.
O volume traz ainda em seu capítulo final a história da construção do Estádio Municipal João Havelange, popularmente conhecido como Parque do Sabiá. Odival adianta que a partir de documentos e fotos traz as disputas que permeiam a ideia da edificação de um estádio municipal, que teve início nos anos 1950. Traz também relatos sobre a inauguração do que hoje é a casa do UEC e o primeiro jogo da equipe no Parque do Sabiá.
O livro contém 384 páginas e poderá ser adquirido no dia do lançamento, na Livraria Pró-Século e no Armazém Literário. Este é o quarto livro de Odival Ferreira, que traz em seu currículo uma biografia de “Anuar Alves: uma história de lutas e conquistas”, e duas obras infanto-juvenis: “Miúdo: o Salvador do Quintal” e “Água Louca”. O autor é nascido em Centralina (MG), mas desde pequeno vive em Uberlândia, onde tem bastante raiz. Afinal é pentaneto do fundador da cidade, Felisberto Alves Carrejo.

Sobre o PMIC

O PMIC é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e tem por objetivo estimular a realização de projetos artístico-culturais em Uberlândia através do Fundo Municipal de Cultura e de Incentivo Fiscal. Foram aprovados em 2013/2014 um total de 66 projetos e em 2014/2015 outros 64 foram aprovados. Os projetos contemplam segmentos variados como cinema, fotografia, literatura, música, dança, teatro, circo, pesquisa e documentação, dentre outros.
Para participar, a pessoa física ou jurídica deve protocolar o projeto cultural, acompanhado da documentação exigida em Edital, na Secretaria Municipal de Cultura. Em seguida, será encaminhado à Comissão de Avaliação e Seleção.
Mais informações estão disponíveis no Portal da Prefeitura.

MAIS FOTOS DO UBERLÂNDIA ESPORTE

www.jornalprorrogacao.com.br

www.jornalprorrogacao.com.br

cordeirodefreitas.wordpress.com


canal-uec.blogspot.com

www.canaluec.com.br

canal-uec.blogspot.com

www.correiodeuberlandia.com.br
































































Fillipe Alves
11/02/15
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos