Primeira Cremação é realizada em Uberlândia

Neste domingo (16), às 16h foi realizada a cremação de Hortência de Castro Paiva. Este foi o primeiro procedimento do gênero feito no Cemitério e Crematório Parque dos Buritis.

Entenda o processo de cremação

Após o término da cerimônia do velório, a urna funerária é conduzida para a Capela Crematória, sendo realizadas as últimas homenagens. Ao final desta celebração, a urna desce para o crematório, onde inicia o processo de cremação. Conforme explica o diretor comercial do Cemitério e Crematório Parque dos Buritis, Bruno Felício, a cremação é um processo que transforma o corpo em cinzas de forma rápida. “O método é realizado por meio de um equipamento de alta tecnologia, projetado exclusivamente para este fim”, declara.

A cremação é feita com um corpo de cada vez juntamente com a urna. No entanto, são retirados todos os metais e vidros que possam prejudicar a qualidade do procedimento. De acordo com Bruno, existe também a opção de aluguel de urna específica para a cremação. O diretor esclarece também que devido à alta tecnologia, não existe fumaça e nem odor na realização de todo o procedimento. “Somente estão autorizados a funcionar os crematórios que obedecem rigorosamente as normas ambientais”, comenta.

Após a cremação, as cinzas são colocadas em uma urna especial, escolhida pela família dentre várias opções de modelos, tamanhos e cores. Esta urna pode ser guardada em nichos (cavidades em paredes), no columbário, sepultada em jazigos ou mesmo ser levada pela família para determinados destino conforme a própria vontade da pessoa cremada ou de seus familiares.

Valores

O procedimento é realizado pelo Cemitério e Crematório Parque dos Buritis. O campo santo foi inaugurado no dia 10 de fevereiro. A empresa Ouro Branco – que também administra dois cemitérios em Belo Horizonte – foi a vencedora da licitação de construção e administração (por 25 anos) do empreendimento.




Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia